domingo, 23 de outubro de 2011

Aprendar a dizer Não com assertividade e elegância - Por Ana Santiago

Quantas vezes diz "sim" quando quer dizer "não"? Talvez já lhe tenha perdido a conta. E as consequências são nefastas para si e para os outros, verdade? Arrepende-se, sente-se mal, culpa os outros, provoca conflitos... Então, porque insiste em manter esse comportamento?
Recusa-se a negar porque receia decepcionar os outros, ferir os seus sentimentos ou criar situações desagradáveis. Aprendeu a dizer "sim" por educação e depois fica a sofrer, faz o que não gosta e até compactua com situações que considera injustas.
Tem de libertar-se do peso negativo do "não" e perceber que ele também tem uma parte positiva. Um não pode revelar honestidade, objectividade, segurança, auto-estima e até fazer aumentar o respeito que os outros têm por si. Além disso, pode ser um dos maiores economizadores de tempo da sua vida. De certeza que consegue identificar situações concretas em que o "não" teria facilitado a sua vida.
Obviamente, dizer um "não" a quem espera ouvir um "sim" é sempre delicado. Por isso, deve preocupar-se menos com o "não" que tem que dizer (porque tem mesmo que ser) e mais com a forma como o vai dizer e o momento em que vai dizê-lo.
Ficam aqui algumas dicas para dizer um "não" com elegância e assertividade:

Ser amável

É mais fácil aceitar um "não" dito com suavidade e educação do que aos gritos e com maus modos. Muitas vezes as pessoas perdem a razão não pelo que afirmam mas pela forma como o fazem.

Agir com firmeza

Depois de estabelecer os limites próprios e alheios apenas há que garantir o seu cumprimento. Se o outro não respeitar esses limites pode demonstrar que não está na disposição de aceitá-lo de todo.

Deixar clara a situação

Não vacile, não dê mil e uma desculpas quando quer dizer "não" e evite dizer "talvez", dessa forma o outro fica com a esperança do "sim" e dá-lhe espaço para voltar a insistir. Diga o que quer ou pensa e explique porquê.

Encontrar o momento adequado

Escolha o lugar e a hora certa. Para falar de coisas importantes deve sentar-se, olhar o outro, olhos nos olhos, e falar sem interrupções.


6 dicas para cuidar de suas imagem nas redes sociais!

Pessoal,
Esse texto foi extraído de um blog que parece ser bem intressante: VIPP (Valorização da Imagem Pessoal e Profissional). Vale à pena dar uma lida...

Descubra aqui como participar nas redes sociais e manter uma boa imagem pessoal e profissional on-line. As redes sociais constituem hoje boas ferramentas de marketing pessoal e profissional. Talvez por isso a adesão a redes como o Twitter, Facebook e LinkedIn tenha disparado nos últimos tempos. Veja-se o caso do Facebook que acabou de atingir os 750 milhões de utilizadores.
Apesar destas ferramentas web serem montras privilegiadas para nos mostrarmos ao mundo, o certo é que podem jogar a nosso favor ou contra nós. Tudo depende da forma como as utilizamos. Quem não conhece casos de pessoas que foram despedidas por terem comportamentos pouco profissionais e até antiéticos nas redes em horário de trabalho ou quem foi recrutado para uma dada função pelo perfil que exibiu na internet.
Quer queiramos, quer não, somos (ou podemos ser) avaliados a todo o momento por inúmeros utilizadores das redes. O que dizemos, como dizemos, o que mostramos, ... tudo conta para formar uma imagem positiva ou negativa do nosso "eu". Mesmo que tenhamos muito cuidado com as configurações de privacidade, a internet nunca é 100% privada.
Por isso mesmo, ficam aqui seis dicas para cuidar da sua imagem e reputação on-line:
  1. Construa o seu perfil tendo em conta os seus objectivos pessoais e/ou profissionais. Amigos, empregadores, clientes e potenciais parceiros consultam o perfil para avaliar a sua experiência, as suas referências, os seus interesses pessoais e o seu envolvimento na comunidade. Divulgue os links do seu perfil social na assinatura do seu email, no seu website ou blog, no seu cartão-de-visita para que as pessoas se conectem consigo.
  2. Potencie o mundo de oportunidades que as redes sociais lhe oferecem. Utilize-as para estabelecer contactos (networking ), aceder a informação, divulgar o que faz ou mesmo para descontrair em pausas curtas e moderadas. E lembre-se, se passar horas e horas na internet durante o expediente comprometerá não só a sua imagem profissional mas também a sua produtividade.
  3. Contenha a sua impulsividade, sobretudo em assuntos de natureza profissional. As redes sociais não são o local adequado para se queixar do salário, do chefe, dos colegas, etc. Lembre-se que "lavar roupa suja" nas redes sociais pode-lhe sair caro. Por outro lado, não ceda ao insulto mesmo que propiciem a inflamação do seu ego.
  4. Tenha cuidado com o conteúdo que coloca on-line. Neste sentido, evite fazer comentários sobre o seu dia-a-dia a a todo instante, evite colocar piadas inoportunas ou associar-se a quem as promove e procure não disponibilizar fotografias que o/a comprometam de alguma forma. Evite qualquer comentário sobre preconceitos de qualquer tipo ou algum outro assunto polémico.
  5. Utilize uma linguagem correcta e tenha cuidado com o português. Palavras inadequadas ou mesmo palavrões não deixarão a melhor imagem de si on-line, assim como os erros de português. Já agora, evite escrever sempre em maiúsculas pois transmite a impressão de que está a gritar.
  6. Mantenha-se activo/a. Crie conteúdos interessantes e pertinentes, faça comentários em conversas de grupos ou em conteúdos de terceiros, esteja atento/a a todas as dicas, observações e comentários que lhe dirigem, responda sempre e recomende pessoas.
Aproveite as redes sociais para construir e gerir a sua marca pessoal mas faça-o com bom senso e disponibilize algum tempo para essa tarefa, sem ser escravo/a da tecnologia. Conecte-se! Não dói nada!

Texto escrito por Ana Santiago

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

HOMENAGEM A STEVE JOBS


“Stay Hungry, Stay Foolish”

6 de outubro de 2011 (trechos extraídos de texto escrito por Amanda Bahl )

Em 1970 começou a saga de criação que iria revolucionar toda a tecnologia mundial. E hoje, cá nos encontramos, aficcionados pelos produtos com a maçazinha – eu pelo menos posso me colocar dessa forma. Sem dúvidas, Steve foi um exemplo de batalha e sucesso. Com certeza ainda contaremos ao nossos filhos, netos e bisnetos sobre quem foi esse gênio que mudou o caminho de toda uma geração. Segue  abaixo o emocionante vídeo de um discurso que ele fez para uma turma de formandos de Stanford, onde ele ressalta o que realmente vale a pena em nossa existência.


“Your time is limited, so don’t waste it living someone else’s life. Don’t be trapped by dogma – which is living with the results of other people’s thinking. Don’t let the noise of other’s opinions drown out your own inner voice. And most important, have the courage to follow your heart and intuition. They somehow already know what you truly want to become. Everything else is secondary.” (Steve Jobs)
“Seu tempo é limitado, então não percam tempo vivendo a vida de outro. Não sejam aprisionados pelo dogma – que é viver com os resultados do pensamento de outras pessoas. Não deixe o barulho da opinião dos outros abafar sua voz interior. E mais importante, tenha a coragem de seguir seu coração e sua intuição. Eles de alguma forma já sabem o que você realmente quer se tornar. Tudo o mais é secundário.(Steve Jobs)

"Nesta data (5/10/11) registramos a perda de um dos maiores Empreendedores e 
Inovadores que a  Humanidade já conheceu!"