Visita às melhores
Empresas que figuram no Guia Você S/A Exame como as melhores para se trabalhar compartilham suas boas práticas de gestão
*por Caroline Santana
A Promon, empresa de engenharia e tecnologia, foi a primeira a abrir suas portas para uma série de visitas de benchmarking às melhores empresas para se trabalhar, promovida pela Editora Abril. Luiz Fernando Rudge, diretor presidente da Promon, recebeu profissionais de Recursos Humanos de todo o país na manhã desta segunda-feira, 11 de abril, na sede do grupo em São Paulo, e deu início a sua apresentação ressaltando, com orgulho, o fato de a companhia ter sido citada em todas as edições do Guia e ter sido eleita a empresa da década em 2006.
Rudge citou um dos grandes diferenciais da Promon, que é dar ao seu colaborador a oportunidade se tornar um acionista da empresa. A participação, aberta e voluntária, acaba se tornando um instrumento de retenção de talentos, pois contribui para intensificar o sentimento de "pertencer" ao grupo.
O diretor presidente da Promon ofereceu em sua fala um panorama histórico da empresa e seu mapa estratégico, fundamentado em documentos que expressam seus valores, princípios e missão, tais como a Carta de Campos do Jordão e o "Corpo e Alma". Em suma a empresa se autodenomina uma comunidade de profissionais que busca excelência em todas as suas atividades e relacionamentos, e que valoriza a renúncia do individual em prol do coletivo.
Márcia Fernandes Kopelman, diretora de Recursos Humanos da Promon, reafirmou que modelo acionário permeia as práticas de RH da empresa. De forma prática isso significa oferecer a possibilidade de compartilhar lucros, resultados e desafios, bem como participar do planejamento, das escolhas e da tomada de decisões estratégicas. "A Promon é a expressão do valor de seus profissionais. Toda riqueza gerada é distribuída entre todos. O lucro não é o fim de nossas ações", completou.
Ainda segundo Kopelman, a comunicação é a maior parceira do RH nesse processo, disseminando informações, promovendo o diálogo e a troca de experiências. Esse espírito de colaboração é também um dos principais pilares da companhia, que considera o conhecimento como seu mais valioso bem.
No período da tarde os participantes se dirigiram ao Google, dando continuidade à série de visitas.
Recrutamento: a chave do sucesso
O rigoroso processo de seleção é uma marca do Google, empresa multinacional de busca pela internet. O assunto gera polêmica, mas, por outro lado, fazer parte de uma equipe que tem como foco reunir os melhores talentos aumenta a satisfação dos jovens googlers (como são chamados internamente os funcionários).
A companhia, que tem o objetivo de organizar toda informação do mundo e torná-la universalmente útil, compartilha a responsabilidade do recrutamento com todos os funcionários. "Cabe ao RH especializar a capacitar seus profissionais para tal finalidade. Crescer e gerenciar talentos são os nossos maiores desafios", explicou Mônica Santos, diretora de RH do Google América Latina.
A chance de fazer parte desse grupo distinto de funcionários pode surgir a longo prazo. Com um processo de seleção rigoroso e extenso, restou ao RH o desafio de desenvolver uma prática de relacionamento com o candidato. Em casos extremos, o processo pode até ser acelerado, porém, como a diretora de RH ressaltou, a possibilidade de atuar numa empresa que oferece autonomia, inovação, flexibilidade, dentre outros, torna o Google uma empresa que dificilmente irá perder um bom profissional.
O pacote de benefícios oferecidos pela empresa, somados ao ambiente de trabalho descontraído e a possibilidade de dedicar 20% de seu tempo útil para o desenvolvimento de novos projetos não afastam do funcionário a responsabilidade de cumprir as exigências e as metas agressivas do grupo, destacou Mônica Santos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário